Master Classes
As Master Classes são encontros virtuais onde são debatidos temas específicos, com pessoas que tem referência em cada área. Nesta edição do festival, cada master class conta com dois convidades e uma pessoa mediando.
19 de abril, às 19:00 – Tema: Maternidade e Arte Independente
Convidadas: Yvie e Naitha
Mediação: Lisa Castro
20 de abril, às 19:00 – Tema: Racismo e Tecnologia
Convidadas: Duda Vieira e Sil Bahia
Mediador: Dudu de Morro Agudo
21 de abril, às 19:00 – Tema: Pluralidades de vivências trans
Convidades: Thiago Peniche e Quitta Pinheiro
Mediadora: Valentine
22 de abril, às 19:00 – Tema: O rap de ontem, de hoje e de amanhã
Convidades: Edd Wheeler e Léo da XIII
Mediador: Kall FBX
Mural de Graffiti
O Instituto Enraizados, por ser uma instituição fundamentada na cultura hip hop, procura em todos os seus projetos ter alguns de seus elementos representados. Nesta edição do festival, convidamos os(as) grafiteiros(as) FML, Suzy Brasil, Bruna BN, KWES e OPS para criarem juntos um painel de aproximadamente 21 metros quadrados no Quilombo Enraizados, sobre o tema Afrofuturismo.
BN
Bruna Ramos utiliza como tag (assinatura) “bn ramoss”, é graffiteira desde o final de 2019, mas além de grafiteira é também estudante do curso médio de magistério, capoeirista e artesã. Atualmente integra a oficina de graffiti do programa Afrografiteiras da instituição rede Nami.
FML
Fagner Medeiros de Lima, é graffiteiro desde 1998, utiliza como tag (assinatura) “Fml”. Realiza trabalhos como arte educador onde utiliza o graffiti como forma de inclusão. Atua na área da saúde mental, trabalha em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil (CAPSI) João de Barro e no centro de convivência e cultura da Zona oeste (CECCOZO) e também faz parte do coletivo de graffiti “400mlcrew”. Além de graffiteiro, FML também é ilustrador e realiza desenhos em madeiras utilizando a técnica de pirogravura.
KWES
O Queimadense KWES começou a fazer graffiti no ano de 2014 por influencia de um artista local que se chamava Gel, já é falecido. Em seu estilo utiliza letras.
OPS
Iniciou sua carreira no graffiti em 2006, sempre tendo em suas representações elementos da natureza, fauna e flora, misturando com o ambiente urbano. Nesse período já participou de inúmeras atividades no graffiti, como murais, mutirões, projetos sociais e particulares.
Campanha: Quem planta, muda!
O Instituto Enraizados, em parceria com o Instituto EAE irá realizar a campanha “Quem Planta, muda!”, que são duas campanhas em uma.
Todas as pessoas que forem no Festival Caleidoscópio e levarem um quilo de alimento não perecível poderão levar uma muda de árvore para casa. Os alimentos arrecadados serão doados para o Lar Dona Eunice, no KM34, em Nova Iguaçu, instituição que cuida de crianças e adolescente. As pessoas que levarem as mudas, poderão cuidar delas por um mês, e no dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, se assim desejarem, poderão subir a Serra de Madureira, em Nova Iguaçu, para participar do reflorestamento, atividade coordenada pelo Instituto EAE.
Expo Urban Art
A Expo Urban Art é uma exposição organizada pelo Instituto Enraizados, onde uma série de artistas são convidados para expor suas obras para o público.
No ano de 2019 a exposição ocupou a loja da Nextel em Nova Iguaçu, com a obra de cinco grafiteiros negros da Baixada Fluminense. Desta vez as obras de arte serão expostas no Quilombo Enraizados, e serão, além de telas, obras audiovisuais, instalações, fotografias, artes efêmeras e muito mais. Será uma verdadeira experiência sensorial que contará com as obras de IGo, Átomo, FML, Imperatriz, Moonjay, Tomas, Dudu de Morro Agudo, FML, Ops, Oxy, KWES, Suzy Brasil, etc.
Na oitava edição do Festival Caleidoscópio tivemos na exposição as artes de Á.t.o.m.o “Pseudopoeta” (@atomopseudopoeta), Bea Simões (@atrixbea), Fml Graffiti (@fmlgraffiti), Khaos (@k.h.s_maya), Tomas Weverton (@towe___allrightfor_wrong), entre outros.
Feira Criativa
A feira criativa será comandada pelo Brechó Antimoda, que colocará em exposição peças garimpadas especialmente para o público do Festival Caleidoscópio, a preços super acessíveis, pra todo mundo sair com pelo menos uma peça.
Sarau de Poesias
O Sarau Poetas Compulsivos acontece no Instituto Enraizados desde o ano de 2013, foi idealizado pelo rapper Dudu de Morro Agudo depois que participou de um SLAM de poesias em Nancy, na França.
Desde então o Sarau passou por uma dezenas de lugares, se tornou itinerante e garantiu vaga entre as atividades do Festival Caleidoscópio.
Em breve o lineup.
Batalha de MCs
As Batalhas de MCs do Festival Caleidoscópio já são tradicionais, isso ninguém pode negar.⠀
Estamos desde o ano de 2015 proporcionando os momentos mais incríveis para os MCs de batalha e para o público. E na oitava edição do nosso festival não vai ser diferente.⠀
Shows
Estamos preparando shows incríveis pra você assistir no conforto do seu lar.
Lineup em breve
Programa Caleidoscópio
Durante os dias 28, 29 e 30 de maio, Dudu de Morro Agudo apresentará o Programa Caleidoscópio, com uma programação incrível que começará às 19 horas, aqui mesmo no site do Festival.
Na programação teremos Batalha de MCs, Shows, Sarau de Poesias, Set de DJs e etc!!!
Em breve o LineUp
Concert Testimonials
Best Live Concert Ever
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.
Loved every minute
Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
Subscribe to our Newsletter
Festival Caleidoscópio
O Caleidoscópio é um festival colaborativo e multicultural, que mistura arte e ativismo.
Quilombo Enraizados
Rua Presidente Kennedy, 41
Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ, 26.280-485
55(21)4123-0102
enraizados@gmail.com
INSCRIÇÕES
Master Class
https://bit.ly/MasterClassFC80
Batalha de MCs
https://bit.ly/Batalha_Caleidoscopio